• Bryan Mello

Home Office: Tudo o que eu preciso saber para conseguir um trabalho e crescer em 2021


Funcionário anotando as tarefas para inicar o trabalho em home office
Setup de Home Office

O que era quase inimaginável há 3 anos, se tornou não só comum, mas uma grande tendência para o futuro do mercado de trabalho. O home office deixou de ser desconhecido, para em 2020, com a pandemia do COVID-19, se tornar o futuro e o presente de muitas empresas.


Com a situação caótica em todo o mundo, estabelecimentos fechados e sem poder operar em seus escritórios e locais de trabalho, muitos empreendedores e donos pequenos e grandes negócios adotaram o home office como medida de segurança e como forma das operações continuarem a todo vapor. Afinal, uma empresa sem operação, fecha.


Obs: O crescimento do home office é tão grande que o próprio governo federal já está flexibilizando leis trabalhistas para se adequar ao home office.


publicidade anunciando vagas para home office
Diversas empresas estão contratando para vagas em home office

Durante esse período de home office, com os funcionários trabalhando em suas casas, pôde se enxergar uma grande oportunidade nessa forma diferente de trabalho.


Primeiramente, os custos de transporte dos funcionários, alimentação e luz diminuíram drasticamente. Além disso, alguns funcionários passaram a ser muito mais produtivos em suas casas, a trabalharem por mais tempo e ficarem menos cansados sem as viagens para o escritório todos os dias e o estresse. É claro que muitos trabalhadores também pioraram seu desempenho por conta de ter uma casa muito agitada ou terem muitos afazeres domésticos.


Veja também: Dicas para aumentar a produtividade do seu home office


Exatamente pelo grande crescimento de oportunidades com o home office, eu vou listar aqui embaixo tudo o que você precisa saber para conseguir e se destacar em um trabalho de home office.


Neste artigo nós iremos abordar:


1- O que você precisa ter em casa para trabalhar com home office;


2- O que as empresas esperam de você para esse tipo de trabalho;


3- Quais habilidades você precisa ter para ser um ótimo profissional mesmo em home office;


4- Em quais áreas para você trabalhar no conforto da sua casa.



1 – O que eu preciso ter de equipamentos para trabalhar em home office?



Escritório em casa todo organizado e com todos os equipamentos necessários para realizar um bom trabalho
Setup completo de home office

Desktop

Primeiramente, é importante ter um computador ou um notebook. Se você quer trabalhar da sua casa, ter um computador é o seu primeiro passo. Não precisa ser o melhor computador, desde que ele funcione bem o que você usa no dia a dia de trabalho, já está valendo.


Internet

Ter uma internet é o segundo passo para trabalhar efetivamente em home office. Sem uma boa internet, seu trabalho vai atrasar todas as vezes e seu chefe não vai gostar nem um pouco disso.


Materiais de escritório

Assim como em um trabalho presencial, você precisa ter uma caneta, papel de rascunho, lápis, caderno para anotações e controle na sua agenda. É indispensável ter esses itens dentro da sua casa para fazer as suas anotações e não perder nada do trabalho.


Fones de Ouvido

Existe coisa mais embaraçosa do que ter uma reunião e não conseguir se comunicar direito? Imagina você na sua casa, muitas vezes com crianças, animais de estimação e movimentação na casa, não conseguir se reunir direito e em silêncio com um potencial cliente ou até mesmo com o seu chefe. Um fone de ouvido é essencial para melhorar a qualidade das reuniões e ligações por vídeo, além de abafar o som ambiente externo.


2 - O que as empresas esperam de você para esse tipo de trabalho?


Boneco voando em direção as suas tarefas e metas
Produtividade e Organização trabalhando em casa

Trabalhar em home office requer disciplina e conhecimento tecnológico. É muito fácil você se distrair com a rotina da sua casa ou ficar empacado por não conseguir resolver um problema com o computador.


Se você quer trabalhar em home office, é muito importante que você tenha domínio total sobre o computador e sobre o sistema e tarefas da sua empresa. As empresas procuram pessoas com conhecimento técnico para a vaga aberta, que sejam hábeis para lidar e resolver possíveis problemas e pessoas que tenham facilidade e gostam de aprender coisas novas.


Se você não tem conhecimento aprofundado em informática e nem quer melhorar isso, o home office NÃO é para você!


3 - Quais habilidades você precisa ter para ser um ótimo profissional mesmo em home office.


Pessoa trabalhando da sua casa
Trabalho em Home Office

Como em qualquer trabalho ou função, existem algumas habilidades e características que vão facilitar e otimizar o seu trabalho dentro de casa sem que você perca o foco e consiga cumprir suas metas e tarefas diárias.


Conhecimento em informática – Como foi dito no último parágrafo, ter conhecimentos de informática é fundamental em um trabalho em home office. (Você pode aprender informática aqui no curso Connections)


Aplicativos de chamada e armazenamento em nuvem – Todas as empresas que aderirem ao home office utilizarão aplicativos de chamada e de armazenamento em nuvem o tempo inteiro. Se você ainda não domina nenhum desses aplicativos, você está perdendo tempo e oportunidades, pois esses conhecimentos fazem parte do ser humano no século XXI. (Esses conhecimentos estão inclusos no curso de informática da Connections).


Icloud, Google Drive, Box e One Drive
Aplicativos mais comuns de armazenamento em nuvem

Organização – Com tantas tarefas do trabalho e de casa para fazer, se organizar e saber administrar o seu tempo é fundamental para o trabalho fluir da melhor maneira.


tarefas concluídas
Organização no home office

Espírito de equipe – Você deve estar pensando, mas home office eu não trabalho sozinho em casa?



Aplicativos de chamada de vídeo
Reunião e equipe feita em home office


Veja também: Qual o seu perfil profissional dentro do home office?


Você pode até trabalhar sozinho NA SUA CASA, porém, apesar disso, o trabalho em equipe continua a todo vapor e deve ser maior em muitas vezes. O trabalho em home office impossibilita a interação direta e o calor humano que acontece nas equipes dentro de uma empresa, porém, se você faz parte de uma equipe, é muito importante que seja cativada essa interação direta e esse calor humano, mesmo que a distância. Uma equipe com o pensamento alinhado e ciente do que está sendo feito por parte de cada um, tende a ter um desempenho muito melhor que se fosse simplesmente cada um fazendo o seu trabalho. 2 cabeças pensam melhor do que 1, assim como 3 cabeças pensam melhor do que 2.


4 - Em quais áreas de atuação você pode trabalhar do conforto da sua casa?


Como já foi dito anteriormente, o home office não só cresceu, como se tornou uma tendência mundial e muitas empresas de grande porte passaram a adotar essa medida como definitiva.


Essa tendência se expandiu para diversos tipos de mercados, nichos e áreas de atuação completamente diferentes. Agora, o home office não é mais uma exclusividade de quem trabalha com marketing digital ou com investimentos, muitos mercados abriram as portas para o mundo digital e com isso, muitas profissões independentes também se expandiram para o online.


Vamos conhecer algumas profissões que você pode vir a conseguir um trabalho em home office sendo contratado ou começando o seu próprio negócio:



· Marketing Digital (produtor de conteúdo, social media, gestor de tráfego, copywriter, videomaker, blogueiro)

· Designer

· Suporte virtual

· Programador

· Professor particular e de escolas (atualmente)

· Psicólogo

· Contador

· Cargos administrativos


Agora que você sabe tudo o que você precisa para trabalhar em home office, chegou a sua hora de fazer o seu currículo e procurar empresas que estão contratando para o trabalho em home office. Depois de ler tudo isso aqui, com certeza, você estará preparado para otimizar o seu trabalho e deixar seus superiores muito felizes.

Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o trabalho em home office, pode entrar em contato conosco através do nosso site: wwww.cursoconnections.com.br ou WhatsApp: (24) 98805-0320.


Acompanhe nosso blog, toda semana um post diferente sobre mercado de trabalho e capacitação profissional.


Siga as nossas redes sociais:


Instagram


Facebook





Posts recentes

Ver tudo