• Bryan Mello

12 habilidades que todo profissional precisa ter se quiser ser bem sucedido

Atualizado: Mai 10


12 habilidades profissionais que vão te levar ao sucesso

Estamos vivendo uma grande crise econômica mundial, e, apesar de todo o mundo estar passando por grandes problemas, aqui no Brasil essa crise se agrava ainda mais. O descaso com a pandemia do COVID-19 e diversos outros fatores internos e externos contribuem fortemente para o agravo dessa crise.


Durante a pandemia, cerca de 17.600 empresas fecharam suas portas. Muitas outras diminuíram seu quadro de funcionários ou estão à beira da falência. Tudo isso, potencializa o desemprego e gera uma concorrência extremamente selvagem dentro do mercado de trabalho na busca por um emprego.


As empresas, ao invés de procurar volume e quantidade de trabalhadores, elas estão à procura de menos profissionais, porém, profissionais mais bem preparados, qualificados e que irão dar o sangue pela empresa (isso faz toda a diferença na escolha entre um funcionário e outro.)


Logo, se você quer ser contratado e fazer carreira, seja um profissional de confiança, que tem o objetivo de sempre ajudar e que visa o crescimento de onde você trabalha, independente do seu cargo ser x ou y. Cada vez mais, as pequenas e médias empresas, precisam de trabalhadores que se importem de verdade com as vendas, com o crescimento, com a prospecção de novos clientes e com a qualidade do produto/serviço.


Para você ser esse profissional competente, de confiança e que tem uma visão de crescimento, você precisa conhecer as 12 habilidades mais importantes, que toda empresa espera de um funcionário.


Todas essas habilidades são indispensáveis para qualquer funcionário de qualquer empresa, e, se você se esforçar e demonstrar que está preparado para segui-las com compromisso, você será um profissional de extrema confiança e vai subir de cargo antes que você imagina.


Vamos conhecer essas 12 habilidades e saber como podemos aplicar dentro do nosso trabalho independente do cargo ou função dentro da empresa. Elas valem para QUALQUER FUNCIONÁRIO!



1- Proatividade/Iniciativa

Pessoa multitarefa que realiza muitas funções
Habilidade 1: Proatividade/Iniciativa

Toda empresa espera que um funcionário seja proativo. Procure se informar, conheça os processos da empresa, corra atrás de novas tarefas, tenha novas ideias e nunca fique à toa. Não seja aquele funcionário monótono que espera o trabalho cair do céu e não se movimenta para buscar novas frentes, ajudar os colegas ou ter novas ideias.


Existe ainda, aquele profissional que além de não buscar novas frentes de trabalho, se perguntam para ele o que ele está fazendo, com toda a calma do mundo ele responde, “não tem nada para fazer”. NUNCA SEJA ESSA PESSOA! Ser assim, faz com que seus dias sejam contados dentro da empresa e tenho certeza que não é esse o seu objetivo.


2- Olhar do Dono

Homem executivo olhando através de uma lupa
Habilidade 2: Tenha o Olhar do Dono


Todo empresário procura profissionais que busquem o crescimento da empresa para compor o seu time, e apesar de nós sabermos que você não é o dono da empresa, olhar para ela como se fosse um é fundamental. Ter o olhar do dono é enxergar o que não está sendo bem feito, desde o que pode ser economizado, até enxergar um processo que não está sendo bem executado, ou um setor que não está acompanhando o ritmo.


Você deve sempre observar e analisar o que está acontecendo, dessa forma, você poderá pontuar em uma reunião, chamar a atenção de alguém ou simplesmente consertar o que está sendo feito de errado. Saber observar e pontuar o que pode ser melhorado, vai te fazer ganhar muitos pontos com o seu chefe e essa habilidade é fundamental no olhar do dia a dia.


3- Capacidade de Liderança

O líder ajudando seus funcionários a subirem juntos
Habilidade 3: Liderança

Estamos lidando com pessoas o tempo inteiro, seja você, um chefe de outros funcionários ou não. Liderar está muito além de ordenar tarefas e cobrar resultados. O conceito de líder, está mais voltado para ter as pessoas que trabalham com você na sua mão, conseguir otimizar resultados através de conversas e pontos a serem melhorados.


Busque sempre conhecer as pessoas que trabalham com você e se preocupe em perguntar como andam as coisas, parabenize pelas conquistas e crie um laço afetivo. Dessa forma, todos estarão dispostos a dar o melhor por você, te ajudar quando necessário e também irão se preocupar com seus assuntos pessoais que você expôs.


4- Espírito de Equipe

Equipe unida para a chegada de novas conquistas
Habilidade 4: Espírito de Equipe

Durante a nossa jornada de trabalho estamos sempre rodeados de outros profissionais. Eles podem trabalhar no mesmo setor que você ou não, porém mesmo que você trabalhe de forma solitária em algum setor, é importante cativar esse espírito de equipe.


Uma equipe engajada melhora em tudo dentro de uma empresa ou setor, o dia a dia fica mais descontraído, as pessoas desse grupo estarão dispostas a ajudar uma as outras e o compartilhamento de novas ideias será estimulante e frequente. Com tudo isso acontecendo, o trabalho vai ficar mais fácil de ser feito, o crescimento desse setor tende a ser bem maior e a empresa ficará extremamente feliz com o desempenhos de seus funcionários


5- Capacidade de Adaptação

Camaleão mostrando como se adapta ao ambiente
Habilidade 5: Capacidade de se adaptar

Quando trabalhamos em algum lugar, estamos sempre sujeitos a mudanças: Mudança de cargo, de chefe, da forma de trabalhar, mudança em alguns processos e etc.


Esteja sempre adepto a essas novas mudanças e procure desempenhar o seu melhor, mesmo que não consiga em um primeiro momento. Não seja a pessoa que é resistente e não se adapta. Afinal, a habilidade de se adaptar está enraizada no nosso ser, a vida está sempre em constante mudança e no seu trabalho não será diferente.


6 - Resolução de problemas


Pessoa focada em resolver um problema até que consegue
Habilidade 6: Resolver Problemas

Empresas procuram profissionais que assumem e resolvem os problemas, não aqueles que passam os problemas para outras pessoas. Dar conta do seu serviço e resolver os problemas que surgem no dia a dia sem a necessidade de passar isso para terceiros ou esperar que outra pessoa resolva o problema, também é uma habilidade muito valorizada por todas as empresas.


Imagina se o dono da empresa precisar atuar em todos os micro problemas que aparecem no dia a dia? O dia inteiro dele seria voltado para resolver esses pequenos problemas e dessa maneira, o trabalho não fluirá da melhor forma. Portanto, busque resolver os problemas que aparecem, desde que você possa e consiga resolver, até porque, resolver um problema pela metade ou fazer uma grande besteira é a mesma coisa que não resolver.


7- Vontade de crescer e aprender

Estudioso regando o seu cérebro para que ele se desenvolva
Habilidade 7: Vontade de Aprender

Essa habilidade também é fundamental para o seu crescimento. Ser um indivíduo curioso, que está sempre com disposição para aprender coisas novas e crescer com os erros. Essa iniciativa faz com que você esteja um passo à frente dos seus colegas de trabalho.


Acorde todos os dias com a intenção de aprender coisas novas e com o intuito de se desenvolver sempre, a cada dia. Certamente você será notado por ter esse tipo de iniciativa e seu crescimento dentro da empresa será contínuo.


4 técnicas para melhorar seu processo de aprendizado



8- Senso de análise

Pessoa analisando os dados de um documento
Habilidade 8: Senso de análise

Eu costumo dizer que tudo nessa vida é baseado em teste e análise. Você faz uma tarefa, depois analisa ela e vê o que pode ser melhorado. Mesmo que você não tenha conhecimento nenhum em determinado assunto, quando você pratica e, depois dessa prática, você analisa o que foi feito, vê o que pode ser melhorado e repete o que foi bom, Certamente você está no caminho certo para o crescimento. Ser analista e tentar entender em cada trabalho o que foi bom e o que foi ruim, vai te destacar muito. Pois você irá crescer o trabalho que está fazendo, vai ter embasamento para explicar os processos e as mudanças e porque ocorreu uma melhora. Seu chefe vai ficar feliz e vai te enxergar com outros olhos a partir disso.


9- Comunicação

Uma rede de comunicação empresarial
Habilidade 9: Comunicação

Nem todo mundo domina a habilidade da comunicação, mas os que dominam se destacam, e muito. Você está o tempo inteiro cercado de diferentes pessoas, funcionários, clientes e potenciais clientes. Desenvolver a sua comunicação fará não só com que o ambiente se torne mais agradável, como também as pessoas vão ter prazer em te ajudar em algo ou fazer algo que você tenha pedido. Se comunicar é um dos princípios básicos da nossa existência e dominar essa habilidade é essencial, não só para o trabalho, mas para a vida.



10- Resiliência


Você sabe o que quer dizer a palavra resiliência?


Um indivíduo que é resiliente, apresenta uma incrível capacidade para superar desafios e transformar algo ruim em um grande aprendizado, fazendo com que o obstáculo se torne uma força impulsionadora.


Esse pensamento é de extrema importância dentro de um ambiente profissional. Você estará sempre a exposição de problemas, de erros e de acertos. Conseguir ser flexível com essas situações e não abaixar a cabeça no primeiro ou segundo erro, vão fazer de você alguém de destaque.


Pessoas resilientes são:


  • Otimistas

  • Tem inteligência emocional

  • Adaptam-se com facilidade

  • Possuem autoestima elevada


11- Conhecimentos em informática

Toda a gama de conexões que você faz através do computador
Habilidade 11: Dominar a informática

O crescimento do digital nos últimos anos fez com que muitas empresas fossem obrigadas a se adaptar e a criar uma estrutura digital. Essa estrutura, não ficou exclusiva somente para o processo de vendas. Muitas companhias começaram a aderir ao home office e a estimular que o trabalho não ficasse restrito somente quando o funcionário estiver na empresa. Ter habilidades digitais e conseguir trabalhar de casa sem problemas se tornou essencial no ponto de vista da empresa e cada vez mais, elas estão procurando por pessoas que consigam se adequar a essa estrutura de trabalho. Portanto, corra atrás e domine o trabalho de forma digital, a expectativa é que a cada dia que passa, a necessidade por profissionais flexíveis aumenta, e muito.


12- Conhecer a estrutura empresarial

Esquema fictício de uma empresa
Habilidade 12: Conhecer a estrutura empresarial

Conhecer a estrutura organizacional é indispensável para você otimizar o seu trabalho e buscar soluções para melhorar os processos. Antes de querer mudar o mundo dentro da empresa, conheça o método de trabalho, os valores empresariais, sua missão e o objetivo da empresa. Dessa forma, seu pensamento estará alinhado e você conseguirá achar novas soluções inteligentes para corrigir problemas e estimular o crescimento não só no seu setor, mas também em toda a empresa.



Agora é a sua vez de ser bem sucedido!



Agora que você já conhece as 12 habilidades para você se destacar no seu trabalho, anote todas elas, estude e encontre as melhores formas para praticá-las dentro do seu dia a dia de trabalho, com certeza você não passará despercebido pelo seu chefe e sua promoção em pouco tempo, estará a caminho.


__________________________________________________________________________________


Continue acompanhando nosso Blog, todas as segundas um novo post diferente sobre mercado de trabalho e educação profissional.


Na semana passada, o assunto foi: Arrebente em sua entrevista de emprego seguindo essas 10 dicas


Na próxima semana falaremos sobre: 5 dicas para conseguir uma promoção no trabalho.


Conheça nosso site: www.cursoconnections.com.br


Siga nosso Instagram: @cursoconnections


ATÉ A PRÓXIMA :)