top of page
  • Foto do escritorMarina Hang

Arrebente em sua entrevista de emprego seguindo essas 10 dicas

Atualizado: 10 de mai. de 2021

A entrevista de emprego é o passo mais importante para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. É ali que você deve demonstrar que você é a pessoa mais qualificada entre os candidatos para ocupar aquele cargo, e ao mesmo tempo, passar profissionalismo e confiança ao entrevistador. É super normal que nesse momento, o nervosismo e a ansiedade tomem conta de você, e aconteça de na hora da entrevista você travar, e não saber o que responder! Você já passou por isso alguma vez?


Então esse post é para você!

O objetivo desse texto é te preparar para uma Entrevista de emprego de modo em que essa situação nunca mais se repita e você esteja sempre 100% preparado para conquistar o cargo que for!

Então aqui vão os 10 passos que te farão ter sucesso em uma entrevista de emprego:


1 - Exercite a sua mente:

Cérebro fazendo musculação para a entrevista de emprego
Prepare seu cérebro para a entrevista de emprego

Uma situação muito recorrente em entrevistas de emprego é a pessoa ensaiar e decorar tudo o que vai falar, se sentir confiante de que vai conseguir a vaga, porém, ao chegar na hora da entrevista, o nervosismo bater, fazendo com que ela esqueça tudo e gagueje na frente do entrevistador. Para que isso não aconteça, é preciso exercitar a sua mente para que você saiba lidar com esse nervosismo, porque é inevitável que ele vai aparecer em algum momento, e se você não souber lidar, automaticamente deixará que o medo tome conta de você, e quando você deixa o medo tomar conta, acontece uma coisa na nossa mente que chamamos "dar branco" (você com certeza já ouviu essa expressão antes), e é muito comum isso acontecer em situações onde nos sentimos sob pressão. Mas como lidar com o nervosismo?


Como falado, o nervosismo é inevitável, mas existem técnicas muito funcionais que fazem com que você prepare a sua mente, de modo que o seu nervosismo não o empeça de realizar uma excelente entrevista.


2- Estude sobre a empresa

Homem estudando em seu computador
Estude sobre a empresa da entrevista de emprego

Chegar em uma entrevista de emprego sem saber nada sobre a empresa pode te prejudicar muito e fazer com que tudo vá por água abaixo! Por isso, sempre pesquise TUDO sobre a empresa! Veja o site, redes sociais, depoimentos e pense como você poderá ajudar. Isso, além de te destacar na entrevista, também vai te familiarizar com a empresa e te deixará mais confiante na entrevista. O site "reclame aqui" é um ótimo site para pesquisar as insatisfações dos clientes sobre diversas empresas. Use esta informação a seu favor apresentando uma solução, dica valiosa para apresentar no próximo passo.

3- Planeje novas soluções que vão agregar para a empresa

Fazendo o planejamento
Planeje novas soluções

A pergunta mais frequente nas Entrevistas de emprego é: "Por que você quer trabalhar nesta empresa?". Se você já participou de uma, provavelmente já te fizeram essa pergunta. É nessa hora que você deve fazer a empresa se sentir especial. Você não pode deixar a entender que está ali só porque está necessitado de trabalho e que qualquer lugar te satisfaria, mesmo que isso seja a verdade. Nesse momento você vai usar do passo que falamos acima e fazer uma proposta de como você vai agregar ali dentro. Mostre que você já é familiarizado com a empresa e despeje o máximo de conhecimento que você adquiriu sobre a mesma. DEMONSTRE que você se importa com a empresa e que você VAI fazer a diferença lá dentro.


Puxe assuntos que você domina e que tenham relação com a vaga indicada.


Ex: vaga de marketing


"O senhor já ouviu falar sobre anúncios online? eu dei uma pesquisada e vi que vocês ainda não fazem esse tipo de prática, você sabia que é possível atingir cerca de 20000 pessoas em volta da nossa cidade com menos de 30 reais?

4- Fique atento às perguntas do entrevistador e responda somente o necessário

2 executivos durante uma entrevista
Entrevista de emprego

Preste bastante atenção nas perguntas que serão feitas durante a entrevista e fique atento em responder exatamente o que o entrevistador quer saber. Tome cuidado ao dar informações demasiadas e que podem não ser benéficas para a empresa, isso pode gerar uma primeira má impressão sobre você e afetar diretamente o seu desempenho na entrevista de emprego.

5- Atenção à postura e vestimenta

Maneira correta de se vestir em uma entrevista de emprego
Se vista da maneira correta

Pode parecer clichê falar sobre postura e vestimenta, mas são questões muito importantes de serem pontuadas. Elas serão a primeira percepção que o entrevistador terá de você. Pois desde o momento em que você entrar na sala, só de olhar para você, automaticamente o entrevistador terá uma boa ou má impressão. É assim que funciona a mente humana, sempre que olhamos para qualquer pessoa, automaticamente já temos um pré-julgamento sobre ela. Então, chegue na sala do entrevistador com uma postura adequada, uma vestimenta profissional e discreta, e sempre com um sorriso no rosto, pode ter certeza de que isso vai fazer toda a diferença no seu primeiro contato.


6- NÃO minta em hipótese NENHUMA


Honestidade diz muito sobre você e sobre a sua personalidade, e é como aquele famoso ditado: "mentira tem perna curta", hoje em dia há diversas maneiras de descobrir se o fato que a pessoa falou durante a entrevista é verídico ou não, então SEMPRE fale a verdade! Se não tiver experiência na área, admita, seja honesto, diga que não tem mas que está disposto a aprender ou já está em processo de aprendizado e que vai dar o seu melhor! Acredite, a honestidade vale ouro.

7- Utilize a entonação correta ao falar com o entrevistador


Pode parecer básico falar disso, mas a sua entonação vai causar uma impressão positiva ou negativa sobre você e sobre o seu trabalho. Como queremos que essa impressão seja muito positiva, é recomendado que você não fale com o tom de voz, nem muito baixo, nem muito alto durante a entrevista. Isso de certa forma pode incomodar o ouvinte e ele tirar conclusões precipitadas de que você é uma pessoa muito acanhada ou muito arrogante por exemplo. Por isso utilize sempre o tom de voz adequado e fale com entonação confiante, pois a falta de entonação pode soar que você é uma pessoa seca/antipática.


Evite sempre o tom de voz da "derrota", com cabeça baixa e voz baixa. Caso o entrevistador te coloque em uma posição desconfortável, se expresse e dê a sua opinião em bom tom.

8- Seja você mesmo

Pessoa se destacando por ser único
Seja você durante a entrevista

Claro que em uma entrevista de emprego não da para se mostrar por completo, até porque, dependendo da entrevista, é um momento mais sério em que se deve agir com alto profissionalismo, apesar disso, nunca finja ser uma pessoa que você não é. Em praticamente todas as entrevistas de emprego o entrevistador vai pedir para você falar um pouco sobre você, e é muito clichê que a sua resposta seja dizer que é uma pessoa focada, organizada, capacitada, e por aí vai... Isso o entrevistador vai ouvir de todos os concorrentes, então não se detenha a falar disso, foque em ser diferente e mostrar quem é você de verdade, se você é uma pessoa extrovertida, não deixe de apresentar isso na sua entrevista, fale sobre os seus interesses, isso pode gerar um vínculo entre você e o entrevistador.

9- Faça perguntas relevantes

Mãos levantadas para realizar perguntas
Faça perguntas durante a entrevista de emprego

Ao final de toda entrevista de emprego, geralmente, o entrevistador questiona se há alguma dúvida ou se há alguma coisa que você queira acrescentar. Aproveite este momento para fazer perguntas relevantes sobre a empresa e sobre o cargo, tente desenvolver o assunto após a resposta do entrevistador sobre o seu questionamento, isso pode ser uma ótima alternativa para elevar o seu conceito com a empresa e aumentar as suas chances de contratação.


10- Trabalhe a sua autoconfiança

Fechando a proposta de emprego
Autoconfiança na entrevista de emprego

A autoconfiança está diretamente ligada a todos os passos vistos antes, então não poderia deixar de falar dela. Quando você está autoconfiante, todos os passos funcionam como esperado, a autoconfiança é a chave para o sucesso, pois ela desencadeia na nossa mente percepções positivas sobre nós mesmos, depositando toda a nossa confiança no nosso potencial.


Aprenda como trabalhar a sua autoconfiança com esse vídeo:



__________________________________________________________________________________



Espero que essas dicas possam te dar um suporte na sua preparação para a sua entrevista de emprego!!! Nos dê um feedback sobre como este texto foi útil para você. 😊


Continue acompanhando nosso blog, todas as segundas temos um novo post com artigos relevantes para você que está em busca de desenvolvimento profissional e pessoal.


Até a próxima :)


Outros artigos relacionados:




Siga nosso perfil no Instagram e visite o nosso Site


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page