• Bryan Mello

Como Atingir Resultados Fantásticos Através da Organização do Seu Tempo


Ilustração com um checklist completo na mão
Tenha resultados fantásticos com a organização do seu tempo

Consiga resultados fantásticos independentemente do cargo que você ocupa!


Se você é estagiário, trabalha na produção, no setor de vendas ou até mesmo se é diretor de marketing...


O que você está prestes a ver agora é uma das grandes chaves para que você consiga resultados extremamente fantásticos dentro do seu trabalho atual ou em qualquer um que você venha a conquistar daqui pra frente.


Essa “chave” vai fazer com que as pessoas que trabalham junto com você e seus superiores percebam o quanto você é diferente dos demais e que você é realmente uma pessoa confiável para assumir um cargo de maior responsabilidade.

Eu estou falando de organização...


Não, não é aquela organização de ter anotações bonitinhas separadas por cor, saber onde está cada papel ou ter todas as gavetas e agendas atualizadas e organizadas diariamente.

Essa organização também é importante e com certeza, terão pessoas assim dentro das empresas.


Você sabe de que tipo de organização eu estou falando?


Ilustração boneco se questionando
Você sabe o que é a organização de tempo?


Isso mesmo, a organização do tempo...


Você pode não entender agora, mas continue lendo que vai fazer você otimizar o seu trabalho e ainda ter tempo para fazer tudo o que você sempre quis!


Você já percebeu que existem as pessoas que estão sempre sem tempo para tudo? Mesmo que elas não tenham uma rotina enorme.


Enquanto existem outras pessoas que fazem o triplo das coisas da pessoa de cima, mas sempre conseguem achar tempo para cumprir com todas as suas tarefas, compromissos e reuniões. Além de terem tempo para ficar com a família, viajarem regularmente e ainda fazerem aquele jantar bonito de sábado?


Porque você acha que isso acontece?


É exatamente a organização do tempo que faz com que essas pessoas sejam tão distintas uma das outras, e isso não está relacionado à hora que o seu despertador toca. Sim com o que você faz depois de acordar.


Quando você organiza o seu tempo, uma série de fatores positivos passa a caminhar ao seu favor, e o melhor, isso acontece de forma 100% natural.


E isso é importante em qualquer situação, se você trabalha em home office, em uma empresa, ou até mesmo se não está trabalhando. Organize o seu tempo!


O que acontece quando você organiza o seu tempo?


- Comparece a todos os compromissos marcados;

- Aumenta o foco e a energia em tarefas que exigem mais;

- Entrega todas as tarefas dentro do prazo;

- Tempo livre para trabalhar em novos projetos do trabalho;

- Mais tempo para a família e atividades de lazer


Homem apontando para o seu relógio, indicando pontualidade
Pontualidade e Disciplina são as palavras da vez

Beleza, eu acho que você entendeu que organizar o seu tempo vai trazer muitos benefícios para a sua vida e para o seu dia a dia de trabalho, mas como conseguir organizar o tempo de forma otimizada?


Para responder a essa pergunta, eu vou listar 5 dicas que vão te ajudar a otimizar a sua rotina, conciliando o seu trabalho, família, estudos e descanso também.


Parece impossível né...


Então se prepara que no final eu ainda vou revelar como eu faço a minha organização de tempo e a minha rotina completa para vocês tomarem como base!


Antes de listar o que você pode fazer para otimizar o seu tempo, você precisa entender algumas coisas:


- A organização do tempo não vem do dia para a noite. Você vai precisar ir se acostumando com os seus horários aos poucos;


- Não é fácil se organizar, você vai ver na prática que no início pode ser mais doloroso, e que em alguns momentos você não vai conseguir colocar a energia que você pretendia em uma tarefa;


- Não existe fórmula para a organização do tempo, cada pessoa se acostuma melhor com os seus horários. Você precisa testar e estar disposto a fazer mudanças na sua rotina para se adaptar melhor.


Agora você sabe que tudo não vai mudar do dia para noite, e que você precisa se esforçar, testar e se sacrificar para ver resultados. Acho que você está pronto para conhecer as 5 dicas que vão mudar a sua forma de organizar seu tempo.


1- To do List

Imagem de uma to do list na prática
Já fez uma "To do List?"

Essa é a sua lista de tarefas para o dia. Aqui você deve listar todas as tarefas que você precisa/pode fazer no dia. De todas, selecione de 3 à 5 tarefas mais importantes e que você PRECISA fazer no dia, sem procrastinar. É importante fazer a sua “To Do List” no dia anterior ou ser a sua 1ª tarefa do dia no trabalho. (Eu já deixo pronta no dia anterior).



2- Organização de tarefas


Durante a To do list, você já separou as que são mais importantes para o dia. Nessa organização de tarefas, você vai pensar em qual você gasta mais energia, quais gastam menos e selecionar quais serão os horários que você vai priorizar para cada tarefa.


Realizar essa organização das tarefas é muito importante.


Por exemplo: Eu sei que pela manhã eu trabalho bem focado e que 1h depois do almoço eu fico mais cansado. Dessa forma, eu priorizo a tarefa que vai demandar mais do meu foco e da minha mente durante a manhã. A tarde eu deixo para anotar os resultados da produção, vendas e atualizar as planilhas mensais.


3- Intervalos de 5 min a cada 30/60 min


Relógio marcando 13h e 50 min
Intervalos são preciosos

Realizar pausas é fundamental para não perder produtividade no trabalho. Como todo seu humano, nós precisamos de pequenas pausas para melhorar nossa performance, tire 5 min para levantar a cada 40/60 min, beba uma água e volte para o trabalho.


Tirar esse tempo para tomar um vento e refletir também vai fazer a sua cabeça trabalhar melhor e com certeza virão novas ideias durante os tempos de pausa. Não use dessa dica para ficar molengando e dando pausas de 10/15 min.



4- Se alimentar durante pausas estratégicas


Café fresquinho saindo fumaça
Quem não gosta de uma pausa para o café?

Sim, se alimentar nas horas certas vai te ajudar muito no dia a dia. Existem alguns alimentos como o açúcar e a cafeína que dão bastante energia para o nosso organismo, por isso, antes de começar aquele processo trabalhoso que requer atenção e demanda tempo, coma um pedaço de chocolate ou tome aquele cafezinho. Com certeza vai te dar a energia que estava faltando.


5- Google Agenda

Logotipo do App Google Agenda
Você conhece o Google Agenda?

Aproveite o seu celular para te lembrar de compromissos importantes, tarefas com prazo em cima, reuniões agendadas e até mesmo aquele bilhete para te lembrar de algo importante.


Tudo isso é possível de forma muito fácil e intuitiva no Google Agenda. Ele tem várias funções para auxiliar a sua rotina e será um grande companheiro na organização do seu tempo.



Agora, eu vou falar para você como que eu faço a organização do meu tempo e como que isso me ajuda a ser produtivo:



Dia Anterior - To do List (Já deixo a do Curso Connections pronta no dia anterior com as tarefas mais importantes e tenho outra com projetos pessoais onde preencho semanalmente)


6:00 - Acordo, faço meu café da manhã, lavo o rosto e fico pronto para começar o dia;


7:00 – Começo a trabalhar na minha empresa pessoal de casa. Pequenas pausas de 1h em 1h;


10:30 – Exercícios Físicos durante 1h;


11:30 – Leitura diária, cerca de 20/30 min;


12:00 – Banho;


12:30 – Almoço;


13:30 – Curso Connections;


14:00 – To do list (mais importantes);


16:00 – Produção de Conteúdo;


17:00 – Break + alimentação pequena;


17:20 – Outras tarefas to do list;


18:30 – To do list dia seguinte;


19:00 – Análise de dados do sistema;


19:30 – Iniciar fechamento do curso.


Essa é a forma como faço a organização do meu tempo. Tem sido muito útil para a minha vida e me permitiu trabalhar por mais tempo e com mais foco e disciplina, conseguindo medir aonde eu preciso depositar mais energia, aonde depositar menos e também os horários que eu estou mais ativo e me sinto melhor.


Fazer essa análise diária vai te proporcionar resultados fantásticos e um crescimento pessoal notório. Indico para todos que sigam as dicas presentes nesse artigo.


Ilustração de pessoa organizada e multifuncional com várias tarefas e dando conta de todas elas ao mesmo tempo
Seja multitarefa e multifuncional!

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Lembre-se de sempre se adiantar e acordar sabendo o que você vai fazer no dia! Organização do tempo é tudo!


Veja nosso blog para mais artigos sobre mercado de trabalho, produtividade e empregabilidade.


Um Abraço.

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