top of page
  • cleidehang

Atendente em Farmácia na cidade de Petrópolis, porque é uma oportunidade de ouro?

Atualizado: 1 de mar. de 2021


Atendente de farmácia realizando o controle de estoque
Atendente de Farmácia

A cada esquina que passamos pelas ruas da cidade de Pedro, encontramos sempre a mesma coisa: Uma farmácia.


Seja ela de uma grande rede, uma farmácia mais antiga ou porte menor, elas estão presentes em todos os cantos da cidade e em grande quantidade. Ás vezes na mesma rua podemos encontrar 5, 6 e até 10 farmácias concorrentes.


É possível visualizar essa quantidade de opções tanto no Centro da cidade quanto em Itaipava. Aqui em Itaipava, na Estrada União e indústria existem aproximadamente 15 farmácias em um raio de 2km, e ainda são farmácias grandes, algumas fazem parte de grandes redes, o que aumentam ainda mais as oportunidades nessa área.


Fazendo um cálculo simples, vamos pensar somente no bairro de Itaipava. Se cada farmácia emprega em média de 5 a 6 atendentes e caixas por loja, são 90 vagas para essa área. Isso sem contar as oportunidades para caixas, setor administrativo, marketing, logística e outros cargos... Somando isso, nós chegaríamos a cerca de 150 vagas para trabalho somente no bairro de Itaipava. Ou seja, podemos perceber o tamanho desse mercado e como existe uma grande oportunidade de emprego.



O que faz e quais habilidades são necessárias para me tornar um atendente de farmácia?


O atendente é o primeiro contato do cliente com a loja em si, por isso uma boa apresentação visual demonstrando higiene, cordialidade, educação e gentileza é o básico e o indispensável se você pensa em atuar nessa área. Ser ágil e pró ativo também são características importantes em qualquer trabalhador.


Além das características descritas acima, existem algumas habilidades um pouco mais específicas que são tão importantes quanto e são elas vão te diferenciar em uma disputa por uma vaga, são elas:


Técnica em vendas - Um atendente está sempre realizando vendas. Conhecer os produtos, saber qual remédio correto deve-se oferecer e qual valor médio que aquele cliente está disposto a pagar é MUITO importante para melhorar as suas vendas, crescer na empresa e ainda receber mais em comissão no fim do mês.


Produtos e remédios - Conhecer os produtos da loja, quais costumam sair mais, conhecer os remédios e seus laboratórios também é muito importante para que você não fique perdido no estoque e consiga atender o paciente da maneira mais rápida e eficaz possível.


Controle de Estoque - Estar atenta às medicações e produtos, quais deles precisam ser repostos? Controlar durante o seu horário de trabalho a entrada e saída dos produtos e quais estão perto de uma possível validade. Isso é importantíssimo e junto a isso é necessário habilidade básica com o Excel (Programa de planilhas eletrônicas) para documentar todo esse controle de estoque.


Operar Caixa - Tudo bem que você quer se tornar um atendente, mas e se você começar como operador de caixa, ganhar a confiança do seu chefe, superiores e continuar estudando? Certamente o balcão irá se abrir para você em pouco tempo, você vai crescer nessa empresa e ainda se tornar uma peça chave.


Informática Básica - Vivemos em um mundo totalmente tecnológico, onde saber usar um computador é o mínimo se o seu trabalho não é braçal. Todas as farmácias tem computadores, seja para caixa, registro de remédios, controle de estoque entre outras funções, logo, dominar o computador, saber o básico do Excel, Word e Windows são importantes também para se destacar e sair na frente de outros candidatos a uma vaga.


Operadores de caixa fazendo telemarketing e atendendo clientes.
Caixa - Farmácia


Quanto vou receber ao trabalhar em uma farmácia?


O salário médio de um atendente de farmácia é de R$ 1.495,00 mensais + comissão sobre venda e pode chegar até R$ 2.200,00 mensais + comissão. Além do atendente de farmácia existem os operadores de caixas, que ganham em torno de 1.500$ fixos. (de acordo com o site vagas.com.br)


Existem também outras funções e cargos dentro desses estabelecimentos, porém são cargos administrativos e de ordem superior, talvez de prontidão seja melhor buscar a essas primeiras vagas que foram faladas.


O que preciso ter em meu currículo para me destacar dos outros concorrentes?


Entrevistador analisando currículo de uma candidata em meio a entrevista de emprego
Currículo - Entrevista

O currículo é o seu primeiro contato com a empresa, por isso ele deve ser muito bem escrito, ser profissional e objetivo (ir direto ao ponto). Existem diversas dicas e "regras" que vão fazer o seu currículo mais atrativo para as empresas, mas quais pontos são importantes para esse setor?




Formação: Geralmente os recrutadores procuram pessoas que tenham Ensino Médio Completo ou que estejam cursando a graduação de farmácia ou bioquímica, porém não é obrigatório estar cursando uma faculdade


Cursos de especialização: Dentro da área, existem alguns cursos de especialização que vão te colocar a frente dos demais concorrentes e também vão te dar uma base mesmo sem experiência na área, para desenvolver uma conversa dentro de uma entrevista e mostrar o seu potencial para começar.


Atendente de Farmácia - Dia a dia da profissão, conhecer os remédios e os laboratórios, atendimento ao cliente, noções básicas de primeiros socorros, entender as bulas dos remédios e etc.


Técnicas em Vendas - Entender como funciona o processo de vendas, reconhecer cada cliente e fazer com que ele sempre compre algo a mais do que esperava. Isso está diretamente ligado à maneira que você lida com o cliente e o convence de tomar as decisões de compra.


Operador de Caixa - Atendimento ao cliente, Saber abrir, fechar e operar o caixa da maneira correta.


Informática básica - Conhecimentos básicos para usar o computador, usar planilhas eletrônicas, redigir documentos e fazer orçamentos.


Todos esses cursos podem ser realizados conosco no Curso Connections.


Como vou conseguir uma oportunidade nessa área?


1° passo - Elaborar um currículo elegante, direto ao ponto e bem profissional com cursos e habilidades alinhadas com a vaga.


2° passo - Pesquisar dentro do seu bairro, rua ou cidade todas as farmácias existentes e pesquisar a fundo cada uma delas para entender melhor sobre a filosofia da empresa e quais você mais se identifica.


3° passo - Definir quais são as que você mais ficou com vontade de trabalhar.


4° passo - Ir de porta em porta, pedindo para falar com o gerente do estabelecimento e demonstrando um grande interesse em trabalhar naquela empresa, deixando seu currículo e fazendo a política da boa vizinhança.


5° passo - Entrar em grupos e pesquisar vagas para essa área através do Facebook, lá são ofertadas muitas vagas e com isso você pode descobrir quais delas estão com vagas abertas para fazer uma visita.


6° passo - Estar sempre confiante diante do entrevistador e treinar os seus pontos fortes e como você pode ajudar a empresa


Depois de todos esses ensinamentos, é praticamente impossível você não sair daqui empregado em uma farmácia ou com boas chances disso acontecer. Invista sempre em você, em seu conhecimento, em experiências diferentes e esteja sempre confiante de que é possível e que você vai conseguir chegar aonde quer, isso é fundamental.


Boa sorte! :)



Se você gostou desse artigo, siga as nossas redes sociais e deixe seu comentário aqui embaixo!







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page